DITADURA DA BELEZA!!


Tenho pensado muito nisto ultimamente (porque não sei explicar…mais um dos meus devaneios …quem sabe)….O que é a Beleza?!

É muito difícil definir a Beleza, o Belo! É uma qualidade muito subjectiva.

O que para mim é Belo para vocês poderá não o ser, porque é algo muito individual, próprio de cada um, algo que nos agrada a vista, aos sentidos…

O conceito de beleza tem sofrido muitas mutações com o passar dos tempos, o que hoje é belo amanhã já não é. Hoje em dia estamos agarrados a um conceito de beleza que nos aprisiona, pois os meios de comunicação fazem-nos levar todos os dias com esses apelidados exemplos de beleza, modelos esqueléticas, com graves perturbações alimentares, pois porque só assim alguém poderá olhar-se ao espelho com aquele corpo e achar-se perfeito! E esses padrões não causam somente problemas físicos, também psicológicos, que são os mais graves, pois vivi algo assim de perto, uma amiga que chegou a pesar 30Kg e olhava-se ao espelho e sentia-se GORDA, eu perguntava-me como ? mas como ? mas era o que ela sentia, sofria de graves problemas alimentares,caiu na Bulimia, um processo difícil de superar e ainda hoje passados alguns anos sobre essa fase da sua vida, continua a sofrer as consequências desse tão malfadado conceito de beleza que nos incutem e nos obrigam a conviver todos os dias….
Dentro de padrões pré estabelecidos que levam muitas mulheres a sofrerem caladas as consequências de uma cruel realidade do mundo moderno - a ditadura da beleza feminina, sim porque é uma DITADURA, pois senão seguimos esses tais padrões nós próprios nos sentimos mal connosco…

Hoje encontramos homens, mulheres, adolescentes e até crianças tristes, frustradas e doentes, na ânsia de corresponder aos inatingívéis padrões de beleza estabelecidos. Milhares de mulheres mutilam a sua auto-estima e os seus corpos, em busca da aceitação social e do conceito de beleza feminina, mas com certeza existem outros conceitos que, no meu ponto de vista, podem ser muito mais importantes, fundamentais, diria eu.

Todos nós temos uma beleza singular, cada um precisa descobrir a sua e ser feliz.

Nada tenho contra a vaidade, instintiva, ela é uma forte aliada do poder de sedução e da auto-estima, porém a busca frenética pelo corpo e o rosto perfeito pode estar na fronteira entre a auto-estima e a autodestruição, tão comum hoje em dia.

Vamos parar de procurar obsessivamente os padrões de beleza ditados pelo mundo e observarmos-nos atentamente a nós mesmo, e ai vamos perceber que somos seres dotados de uma beleza natural única e rara e vale a pena investir nessa beleza!
A beleza interior sim, esta faz-nos apreciar as pequenas coisas da vida, os grandes valores da existência. É a beleza interior que nos faz perceber a importância da família, de respeitar os idosos, de ouvir uma criança e respeita-la como um ser humano. Não é em busca da beleza física, da imagem no espelho que nos tornamos humanos, mas sim cultivando a nossa beleza interior.

A beleza interior, é uma moda que não passa!

2 comentários:

Anónimo disse...

A vida tem coisas que por vezes nós deixam cair em desespero, obrigado amiga, pelo carinho, amizade, e principalmente pela força que me deste quando mais precisei, és e sempre serás alguém a quem chamarei de AMIGA TI!
Obrigado por dares a conhecer este problema que me afectou a mim e afecta a tanta gente infelizmente.
Beijos
ANA

Anónimo disse...

A beleza é relativa!
Eu pessoalmente dou mais importancia á beleza interior das pessoas!
Não existem pessoas feias mas sim pessoas menos bonitas ás vezes!